domingo, 16 de junho de 2013
Plano de Aula: Teorema de Tales
Plano de Aula
Tema: Teorema de Tales
Tempo: De 10 a 14 aulas
Objetivos:
ü Reconhecer
e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de
proporcionalidade na resolução de problemas em diferentes contextos.
Justificativa: A ideia de proporcionalidade que ele
expressa é importante na combinação de elementos geométricos e numéricos, pois
permite desenvolver noções matemáticas como: estudo da semelhança de figuras, a
colinearidade de pontos e segmentos, e o estudo de perspectiva.
Estratégias: Desenvolver a atividade em cinco etapas:
ü 1ª
Etapa: Discutir a proporcionalidade no teorema de Tales com os alunos, e em
folhas quadriculadas, aproveitando as linhas, peça a eles que tracem três retas
paralelas, e duas transversais interceptando-as, indique que marquem os pontos
de intersecção formados. Peça para eles medirem os segmentos formados nas
transversais, e em seguida que dividam um pelo outro. Repita o procedimento
algumas vezes pedindo para eles aumentarem ou diminuírem os espaços entre as
paralelas. Debata os resultados obtidos, e explique que o quociente que eles
encontraram é a razão de proporcionalidade. Apresente o teorema de Tales.
ü 2ª
Etapa: Proponha exercícios e problemas que utilizem o teorema para a resolução.
ü 3ª
Etapa: Apresente uma nova situação onde as transversais interceptam-se com a
reta paralela do meio. Discuta sobre quais são os segmentos proporcionais.
ü 4ª
Etapa: Proponha outros exercícios agora com maior grau de dificuldade incluindo
conceitos estudados anteriormente, troque os valores dos segmentos por equações
ou frações por exemplo. Alterne exercícios que precisem de estratégias
variadas, problemas que envolvam terrenos paralelos e ruas não paralelas, ou
mapas de quarteirões com ruas transversais.
ü 5ª
Etapa: Analise questionando as condições de aplicação do teorema. Repita a 1ª
etapa, mas agora com um feixe de três retas não paralelas e duas transversais.
Conclua com eles que nessas novas condições não é possível o uso do teorema,
pois os quocientes obtidos são diferentes, logo não são proporcionais.
Recuperação: Se dará de forma continua e paralela, com a
ajuda do professor auxiliar, que auxiliará os alunos tirando dúvidas
individualmente ou em pequenos grupos.
Avaliação: Durante as aulas observe se os alunos
acompanharam a escalada da dificuldade das propostas, se contribuíram nas
discussões e se conseguiram resolver os problemas. Proponha uma competição,
forme grupos com quatro ou cinco alunos, cada grupo deverá montar três
situações problemas para o outro grupo resolver, cada questão certa valerá 10
pontos e 5 pontos para questões resolvidas pela metade, ou procedimento correto
e resultado final errado. Ganha o grupo que fizer mais pontos, para
incentivá-los você pode estabelecer um prêmio para o grupo. Finalize aplicando
uma prova com o objetivo de verificar se ainda existem dúvidas e quais são
elas.
domingo, 9 de junho de 2013
Perfil
Meu nome é Carlos, conhecido como Carlinhos. Sou professor de Matemática e Física., tenho 6 anos de magistério atuo na E.E. Coronel João Gomes Martins que pertence a Diretoria de Presidente Prudente. Sou casado mas não tenho filhos pois só tenho 9 meses de casado. Estou super animado com esse cursos pois acredito que vamos trocar ideias e experiências.Carlinhos
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Apresentando os criadores
Olá pessoal!
Meu nome é
Camila, tenho 24 anos e leciono desde os 21. Graduei-me em Matemática na UNESP
– FCT de Presidente Prudente, e estou fazendo o curso de Pedagogia para
graduados oferecido pela UniNove polo Bauru. Atualmente leciono na escola Dr.
Marrey Júnior para um 8º ano/7ª série, e sou auxiliar nas outras salas.
Experimentando a leitura!
Bom meus primeiros
contatos com leitura e escrita aconteceram antes de entrar na pré-escola, minha
mãe muito dedicada a minha educação sempre lia histórias curtas de livros com
muitas ilustrações, ficava fascinada com as histórias, enquanto ela lia eu
conseguia imaginar todo o cenário, os castelos, as princesas, príncipes,
bruxas, etc. Foi minha mãe que me ensinou a escrever, e a ler, então quando
cheguei na pré-escola não tive dificuldades de aprendizagem. A leitura sempre
me fascinou, abre novos horizontes, amplia o mundo a nossa volta, por isso o
espaço que eu mais gostava na sala de aula era “o cantinho da leitura”, espaço
onde a professora deixava vários livros para lermos na “hora da leitura”. Não
tenho uma linha específica para leitura leio de tudo, gosto de livros que me predam,
que me façam querer não parar de ler.
Camila Renata
Camila Renata
Bem vindos!!!
Bem vindos ao
nosso blog!
Esse Blog faz
parte das atividades do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, oferecido pela
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo desse Blog é discutir
a relação entre leitura e escrita e a Matemática, trocar experiências com
professores sobre o assunto, e dar dicas de como simplificar a Matemática.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Integrantes do Grupo 1
Integrante
ANA RITA RUZINSKI
CAMILA RENATA FABIANO DA SILVA
CARLOS SOUZA NASCIMENTO
terça-feira, 4 de junho de 2013
Como aprender e entender matemática rápido e fácil
Aprender matemática é algo fundamental nos dias atuais, pois sempre será cobrada seja na escola faculdade ou em concursos públicos.

E não adiante fugir, independente da área de atuação que você for atuar no futuro, a matemática sempre estará presente, desta forma o melhor a fazer é abrir os olhos logo e começar a tentar entender a matéria, uma vez que ela é cobrada em praticamente todos os concursos públicos independente do cargo e área de atuação.
Algumas dicas
domingo, 2 de junho de 2013
Criação
Este blog foi criado, pelo grupo 1 do curso Melhor Gestão oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O mesmo foi desenvolvido para tirar dúvidas de alguns conteúdos, atividades e vídeos sobre matemática de um jeito diferente.
Assinar:
Postagens (Atom)