Experiência com a leitura e escrita do grupo 1

A minha primeira experiência com a leitura e escrita


Aos quatro anos e meio de idade, tive meu primeiro contato com a escrita. Porém, não sabia ler, tampouco escrever, fato que para alguns leitores pode parecer estranho, visto que vou falar sobre minha experiência  com a escrita. Mas foi esse contato indireto, que me levou a outras experiências como a escolha da minha profissão. Sendo uma criança de pouca idade, gostava de brincar e assistir à programação infantil da televisão aberta. Havia, no entanto, um programa que me prendia a atenção todas as manhãs. Denominava-se Bom dia e Cia (exibido pela emissora SBT). A apresentadora interagia com os telespectadores lendo as diversas cartas enviadas ao programa. Assim, tudo começou. Queria enviar uma “cartinha” também. Mas, de que forma o faria, se ainda não escrevia nem o meu próprio nome? Foi quando recorri à pessoa que sempre me incentivou à leitura e à escrita, minha mãe. Nos sentávamos juntas à mesa. Ela, com caneta e papel em punho, escrevia tudo o que eu lhe dizia. Foram inúmeras as cartas enviadas. Quando aprendi a escrever, por volta dos seis anos de idade, desenvolvi um gosto especial pela escrita de cartas, que faz parte da minha vida até hoje. Assim, além das cartas de felicitações em datas comemorativas, escrevi e escrevo muitas, dizendo aos destinatários coisas que, por vezes, “olhos nos olhos”, não me permito expressar. Então, o papel torna-se um grande amigo, com quem posso desabafar, dividindo minhas alegrias, tristezas, medos, incertezas, expectativas, etc. É onde posso ser eu. Simplesmente EU.

Carlos




Boa tarde!
Antes de relatar meu depoimento, quero enfatizar a as situações anteriores.Em :"Ler e escrever, uma porta para o outro-Depoimentos de personalidades"todos demonstraram  a importância da leitura em sua história de vida.As que mais me identifico são:Danuza Leão"suas leituras nunca seguiram um critério" e J.C. Violla" acalma e alimenta espiritualmente".Na sequência:"Ler  e escrever, uma porta para o outro-Catraca livre":Gabriel  Pensador/Gilberto Gil / Clair Feliz; nos narra os diversos modos em adentrarmos no mundo da leitura/escrita fica muito enfatizado a presença da família, no caso a avó foi citado  por dois dos mesmos, e quanto isso fica registrado na nossa lembrança.
Tenho algo em comum com algumas colegas:sou filha única e também filha e sobrinha de professores, possuo também primos/primas que dão sequência no ramo.
Como lembrança da leitura em minha vida ,não foi através de minha mãe( já que a mesma era professora, talvez sentisse ciúmes por minha mãe dedicar horas ao ofício).
Meu primeiro contato com a leitura foi aos seis anos de idade através de minha madrinha.Todo Natal ela me presenteava com um brinquedo e um livro,naquela época não entendia muito(1974) principalmente como o primeiro livro:Pequeno Príncipe,porém ;ela não desistiu e anualmente nos finais de ano recebia os livros.O que mais me marcou foi " Pollyana" dentre os demais.
Em sala de aula sempre procuro desenvolver o hábito da leitura, interagindo dos livros que estão em mãos e também falando de quando tinha a idade deles e dos meus gostos.Sempre divulgo algum livro que já fiz a leitura.Este ano na oitava série/nono ano há uma aluna que chama-se Pollyana e emprestei meu livro a ela.Foi  um lance muito legal ,já que meu livro possui dedicatória e data(1978), eles ficaram impressionados, não acreditaram talvez que fomos crianças e que também líamos.Ao meu ver eles não acreditem que lemos e que sim só mandamos.Por este motivo enfatizo muito a leitura, essa não é a primeira vez que a realizo.
Ao passar :"Ler e escrever-Depoimentos de personalidades/Catraca livre" Danuza Leão/J.C. Violla me fez relembrar a leitura em minha vida,leituras diversas de bulas a literatura e Gabriel/Gilberto a pessoa marcante na minha vida.

Ana Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário